Os pastéis de Belém

Os pastéis de Belém

Um item indispensável no cardápio português é encontrado em literalmente todos mercados, restaurantes e cafés: O pastel de nata. Polvilhados com canela e açúcar em pó eles são tradicionais e bem simples – Geralmente o item mais barato do cardápio. A preferência pela tradição faz com que praticamente não exista variações dele – Não espere encontrar, por exemplo, pastel de nata recheado com brigadeiro ou alguma versão plus size dele. Cada um custa em média 0,90 cêntimos (ou R$3,40).

A receita surgiu nas primeiras décadas de 1800 como um meio de subsistência do Mosteiro dos Jerônimos sendo vendidos em Belém e Lisboa. A primeira pastelaria inaugurada naquele mesmo século detém a receita original e somente ela pode vender os chamados “pastéis de Belém“, por isso, não tente encontrá-los em qualquer outro lugar.

No nosso primeiro tour em Lisboa esta pastelaria foi o primeiro ponto que visitamos. Ela  é enorme e parece sempre haver alguma fila para quem deseja comprar e levar. Acaba sendo mais fácil sentar por ali mesmo e consumir. Para saborear devidamente não pedimos nada além dos pastéis e café. O mais interessante é que enquanto estamos lá podemos assistir todo processo de preparo deles e ver quantas centenas são assadas a cada hora num fluxo frenético.

 

Tendo provado diversos em nossa cidade, Vila Real de Santo Antonio, alguns com gosto bem duvidoso vamos deixar registrado isso, podemos dizer que nenhum se compara à crocância, sabor e frescura dos pastéis de Belém, os originais! 😉

Nas próximas semanas vamos registrar outros lugares bem interessantes que já visitamos e também recomendar para os amigos que pretendem passar as férias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s