Promovendo a Visão: Como proceder com Membros que se afastaram da Célula?

Promovendo a Visão: Como proceder com Membros que se afastaram da Célula?

Estar em comunhão com Cristo e os irmãos é a coisa mais preciosa (Sl 133). Assim como estar debaixo da missão de um Líder e dentro do aprisco onde há alimento e descanso (Sl 23). Por que então, algumas pessoas “fogem” da Célula? São tão resistentes? Costumo dizer que o maior desafio é levar a pessoa pela primeira vez, porque ali ela terá um Encontro com Deus e não mais deixará de ir. A Célula não pode ser um lugar de “jogar conversa fora”, falar apenas de problemas pessoais ou dos vizinhos, mas um lugar de Encontro com Deus! As pessoas precisam ser levadas a esse Encontro. A comida e a insistência em convidar podem atrair as pessoas, mas não a farão permanecer. É a Palavra e presença manifesta de Deus que torna isso possível. Se preocupe com a organização, com a divisão de tarefas, jamais se esquecendo de atrair a presença de Deus.

Como buscar e reconciliar os irmãos que se afastaram da Célula

Primeiramente descubra o que levou isso a acontecer. Se o irmão se afastou por causa da distância ou porque não se identificava com o perfil da Célula (jovens, solteiros, casados, etc) oriente e o acompanhe em amor até uma Célula em que ele se sinta melhor. Não pastoreamos em nome da nossa Célula, mas no nome de Jesus através da Igreja. A pessoa precisa ter liberdade. Muitos se afastam porque enxergam uma atmosfera de competição, imaginam que são tratados como números e não pessoas.

A fofoca é o maior motivo para afastar alguém do Corpo de Cristo, ela fere e faz com que a pessoa levante “muros” para se proteger. Ouça a pessoa, peça perdão em nome da Igreja e não tome partidos sem conhecer toda a história.

Por último, esse Membro pode estar passando por problemas em casa (casamento, finanças, trabalho, etc), mas nunca teve coragem de se abrir e acabou se afastando. Por isso, é tão importante que o MDA esteja funcionando em todos os níveis. Nesse caso, faça uma visita, gaste tempo com a pessoa, gere um RELACIONAMENTO. Às vezes abordamos quem se afastou apenas para convidar para ir à Célula quando na verdade ela precisa de um tempo de qualidade, de ser ouvida.

Sugestão de recurso

Conheça o Desafio Semanal do Amor, um recurso que desenvolvi e que está disponível no Kit de Célula.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s