Planejando sua próxima viagem

Planejando sua próxima viagem

Se organizando com antecedência e mantendo o foco é possível viajar para qualquer lugar e economizar – Talvez não nesse ano nem no próximo, mas com perseverança você chega lá. Levamos menos de 9 meses para organizar nossa viagem a Buenos Aires, mas levamos 4 anos para organizar nossa ida à Nova York. Como tornar sua viagem viável? 

Faça um orçamento

Às vezes você tá aí achando que vai ficar muito caro por pura preguiça. Ao montar seu orçamento não coloque valores por baixo contando com promoções, mas sempre com uma margem para mais, assim, você evita surpresas. Utilize as planilhas do Google.

O que deve ter na minha planilha de orçamento?

Basicamente:

  • Transporte de chegada e retorno
  • Locomoção no período da viagem (ande o mais a pé possível ou de metrô)
  • Alimentação (custo por dia)
  • Ingressos para pontos turísticos
  • Compras
  • Despesas gerais (chip de celular, adaptador de tomada, higiene…)

Separe uma poupança

Nós começamos poupando R$400 todo mês e, de acordo com que as condições iam melhorando, fomos aumentando mais um pouco.  Preferimos não fazer empréstimos e evitar ao máximo parcelar despesas como hospedagem e passagens.

Tenha os documentos necessários

Precisa de passaporte? Visto? Deixe tudo em dia antes de começar a organizar. Sem eles nada vai acontecer (se for uma viagem internacional).

Faça você mesmo

Ao contratar uma agência você terá mais despesas e deixará de viajar antes da viagem começar. É muito bacana (e árduo, mas recompensador) pesquisar vôos, montar o itinerário… Quando você cuida de todos os detalhes e dispensa pacotes prontos você economiza e tem a sensação de estar viajando antes mesmo de embarcar. Pesquise blogs  e assista muitos vlogs de quem já foi. Utilize o Google Maps para marcar todos os lugares que quer conhecer e depois vá agrupando por dias.

Compre as passagens

Compre com no mínimo 4 meses de antecedência para conseguir preços melhores. Enquanto você não compra a passagem a viagem ainda é um “sonho”, mas quando você compra a contagem regressiva começa e a parada fica séria! Agora você sabe que não vai mais dar para trás. Fique atento ao itinerário e horários do voo.

Dicas aleatórias

Se precisar trocar dinheiro, pesquise em pelo menos três casas de câmbio. A cotação pode variar muito e dependendo da quantidade de dinheiro que precisar pode conseguir um desconto maior. Ainda pode valer mais a pena comprar próximo ao aeroporto em vez de na sua cidade (se morar no interior).

– Economize (muito) na hospedagem utilizando o Airbnb.

– Invista numa sessão de fotos.

– Se permita gastar um pouco mais naquilo que é importante para você. Querer economizar em tudo pode de privar de algumas experiências incríveis!

– Não descarte de imediato o seguro viagem. Ele pode te salvar no caso da sua mala ser extraviada, você passar mal ou sofrer alguma acidente e precisar de ir ao hospital. Ninguém quer passar aperto num lugar estranho.

– Para evitar tumultos e preços acima da média prefira viajar em baixa temporada.

Boa viagem!

2 comentários sobre “Planejando sua próxima viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s