Participando de um Culto na Hillsong NYC

Participando de um Culto na Hillsong NYC

Durante nossos 12 Dias em Nova York separamos a noite de domingo para participar de um dos seis (!!!) Cultos da Hillsong Church. A Igreja, que já está está nas principais cidades e capitais, tem filial inclusive em São Paulo desde o ano passado. Eles realizam os Cultos no Playstation Theater que fica a poucos minutos da Times Square – Que transforma qualquer “saidinha” pós Culto numa experiência incrível!

O Culto é igual no DVD?

É mais que isso! (embora a gente sempre espere isso). Por ser uma mega church esperamos talvez um ambiente mais coletivo e impessoal, como se fossemos apenas figurantes (com as mãos levantadas clássicas) num DVD. Mas não foi isso que encontramos. Já na calçada voluntários receberam a gente com um sorriso no rosto e uma placa de Welcome home – Muitos se esforçavam até para iniciar uma conversa (elogiaram nossa sacola de M&Ms que deixava na cara que estávamos ali turistando também). Isso nos tranquilizou enquanto passávamos por uma breve fila onde havia seguranças revistando todos que entravam.

Welcome home

Em português, “Bem vindo ao lar”, é mais que dizer seja bem vindo, é dizer “Você está na sua casa!”,”Você chegou num lugar seguro!”. Um slogan que te faz sentir bem e me lembrou que o fato de não estar na minha congregação não quer dizer que não estou na minha Igreja.

O local não tem decoração nenhuma, apenas mais algumas faixas de boas vindas, um telão gigante e muita iluminação. A “loja” é um punhado de mesas com uma toalha preta e próximo à ela temos várias mesinhas com representantes de alguns Ministérios caso você deseje se envolver e aprender mais sobre a Igreja.

Enquanto o Culto não começa, os avisos da semana são exibidos em looping e em poucos minutos o teatro está lotado. Pelos avisos descobrimos que eles tem Culto infantil, encontros em vários pontos da cidade que funcionam como uma Célula além do Culto de Ensino e Escola de Líderes (traduzindo pra nossa realidade aqui). A atmosfera é de uma Igreja bem local – Todo mundo chegando, encontrando os amigos, sentando juntos e batendo papo até que o louvor começa.

O Culto tem 90 minutos de duração, o que faz com que tudo seja quase coreografado (no melhor sentido) para que haja tempo de dar mais alguns avisos, receber visitantes, orar pelos pedidos de oração, realizar o momento da oferta e receber a Palavra. Bem como fazemos aqui no Brasil.

A ministração da Palavra me levou de volta aos meus primeiros anos de conversão quando assistia alguns Cultos transmitidos direto de Atlanta. Foram Cultos como esse que me inspiraram e ensinaram a ministrar compartilhando histórias do nosso dia a dia que podem conter ensinamentos profundos.

Logo após o Culto, como já era de se esperar, voltamos pra Times Square para encerrar a melhor noite da viagem – A noite onde fui dormir “obrigado” porque o corpo já não estava mais respondendo.

No dia seguinte o Facebook me recomendou esse vídeo (sem legendas) que com certeza vai te ajudar a visualizar melhor nossa experiência:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s