Promovendo a Visão: Como utilizar os Cartões de Tarefas na minha Célula?

Promovendo a Visão: Como utilizar os Cartões de Tarefas na minha Célula?

Promovendo a Visão é um projeto que iniciei em julho de 2016 com o objetivo de reunir diversos recursos que criei para auxiliarem nas Células de toda Igreja. O Kit de Célula contém a maioria desses recursos, mas não os Cartões de Tarefas que conheci em um Seminário através de um casal querido de Discípulos do Pr. Elvis (Igreja da Paz em Sorocaba – SP). Me baseei na ideia deles e desenvolvi nossa versão que implantei na minha Célula faz algumas semanas e posteriormente em toda nossa Igreja.

O que é?

Basicamente, nos cartões você encontra todo cronograma da Célula dividido em 9 etapas: Avisos, Lanche, Dinâmica, Louvor, Palavra, Recepção, Oferta, Oração e Visão. O objetivo é repartir eles entre os Membros da Célula (de preferência o Núcleo) para que a Célula seja um ambiente mais dinâmico onde cada um cumpre o seu papel e se sente útil.

Como usar?

Recomendo utilizá-lo a cada 15 dias – Usá-lo semanalmente pode descaracterizar a identidade da Célula. Ao final do encontro, distribua os cartões com as tarefas para a próxima semana. Você pode dividir de acordo com o perfil de cada um, mas é importante também dar novas oportunidades e se surpreender. Eu prefiro que leiam na hora e tirem uma foto do que levarem para casa (muitos esquecem de devolver).

Algumas recomendações:

  • Mesmo tendo repartido as tarefas, se você é o Líder da Célula ou o Líder em Treinamento, esteja pronto a cobrir qualquer um dos Membros caso este esqueça de se preparar, se sinta inseguro ou precise faltar o encontro.
  • Direcione a mesma tarefa pelo menos 2x para a mesma pessoa em oportunidades diferentes. Dê a oportunidade para que ela se desenvolva, normalmente da 1ª vez a pessoa fica nervosa. Tão importante quanto, é elogiar a pessoa pela sua contribuição ao grupo e perseverança.
  • O cartão “Palavra” eu normalmente distribuo para o Líder em Treinamento e ocasionalmente algum outro irmão, mas é uma exceção.
  • Você não precisa repartir todos, pode selecionar apenas 4 ou 5. Embora o Líder consiga fazer as 9 tarefas semanalmente em 60 minutos, dificilmente 9 pessoas conseguirão fazer neste mesmo tempo e não podemos ultrapassar a duração da Célula.

A longo prazo, através desse recurso, você terá um grupo dinâmico e forte para que, quando chegar a multiplicação, a nova Célula comece com muito entusiasmo, afinal, todos estarão preparados para direcionar um encontro e não apenas o Líder.

O Cartão de Tarefas pode ser adquirido no site Promovendo a Visão e nós enviamos para todo Brasil! Cada tarefa contém instruções no verso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s