7 dicas para quem está planejando o casamento

7 dicas para quem está planejando o casamento

Tem muita gente (e sempre tem, todo ano tem) se preparando para casar – Pensando nisso, decidi registrar algumas coisas que nos ajudaram muito na hora de planejar o casamento. Eu e a Paula nos casamos em 2013 e levamos exatamente 1 ano para organizar tudo. Pausa para conferir umas belezuras de fotos.

#1- Sábio sejas ao escolher a data: Evite os meses de dezembro a fevereiro. O aluguel dos salões ficam mais caros e, pior, sempre que você for viajar para comemorar irá pagar preços de alta temporada e encontrar lugares lotados. Nada romântico. Nós nos casamos em 12 de outubro, que além de ser a mesma data do início do namoro e noivado (ownnn) é feriado nacional e baixa temporada.

#2 Que a força esteja com você ao montar a lista de convidados: “Vou convidar 300 pessoas”. Ok amigo, mas lembre-se que se você quer dar um bombom para cada convidado serão 300 bombons. Ou seja, tudo que fizer, multiplique por 300 e comece a pensar em encurtar a lista. E prepare-se para alguns desentendimentos e discussões com os pais que insistem em convidar aquela vizinha que mora na casa ao lado desde sua infância.

#3 Você quer festa mesmo? Festas são muito legais, mas podem ficar bem caras. Até se você fizer caldo vai ficar caro. Será que vale a pena gastar 20 mil reais em vez decorar a casa nova ou fazer a viagem dos sonhos? Eu e a Paula fizemos uma recepção para nossos 400 convidados (lembra daquela continha?) – Bolo, bombom e refri para acabar de entupir as veias de açúcar. Mas no dia seguinte fizemos um almoço para os pais e padrinhos num sítio. Tudo igual sonhamos, mas para 40 pessoas.

#4 Arrisque nas fotos: Pode valer a pena arriscar e não fechar contrato com aquele fotógrafo renomado. Pesquise alguém que está entrando no mercado, que pode cobrar muito menos e entregar um trabalho incrível e mais emocionante porque ele vai ver que você botou fé nele – É só pesquisar e verificar o portfólio ainda que seja pequeno. Nós economizamos MUITO fazendo isso.

#5 Faça o dever de casa antes do pré-wedding: Não chegue despreparado. Eu e a Paula selecionamos dezenas de fotos como referência, levamos balões, cesta de picnic, cortina de corações… Fazer as fotos ficarem criativas é mais um trabalho seu que do fotógrafo.

#6 Não faça dívidas: Parcele tudo se quiser, mas parcelas que terminem no mês do casamento. Nos primeiros meses de casados vocês ainda estão se adaptando, descobrindo despesas… A pior coisa que existe é herdar dívidas. Aproveita e vem aqui ler esse post.

#7 Planilhe tudo! A gente teve planilha para a cerimônia, decoração, comida, bebida, lua de mel, recepção, reforma do apê, decoração do apê… É muita coisa ao mesmo tempo. Não dá pra sair decidindo tudo sem ter uma visão geral. Se você tem tudo na sua frente é mais fácil descobrir onde gastar mais e onde reduzir custos.

Se você chegou até aqui e ainda sequer ficou noivo o meu maior conselho é: Fique logo (desde que você já esteja em um relacionamento e tenha certeza do rumo dele). Não espere tudo ficar certinho, todas as contas baterem… Se você está esperando ter tudo sob controle nunca vai casar ou, quando casar, será menos emocionante. Seja desafiado, dê um passo de fé e confie.

Alguns links:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s