A Lei do Desapego

A  Lei do Desapego

Morar em um apartamento me ensinou a aprender e praticar a Lei do Desapego. Costumo dizer para as visitas que não precisamos de fazer um tour pelo apê, basta sentar no sofá da sala e apontar para todos os cômodos – Você consegue enxergar todos de verdade. O espaço pequeno nos ensinou que não dá para acumular muitas coisas. Nós não tínhamos nada (quase nada) quando nos mudamos, mas aos poucos decoramos cada cantinho. Deixamos tudo com nossa cara. Mas acabou por aí. Não tem mais onde guardar ou expor novas coisas. A solução? Desapegar.

A lei é simples e foi implantada aqui já tem um bom tempo: Comprou alguma coisa nova? Desapega de uma antiga. E isso vale para tudo mesmo: Meias, camisas, calças, sapatos, DVDs, miniaturas (!!!), itens de decoração… TU-DO! Nosso guarda roupa e armário não transborda de nada. Não tem “cantinho da bagunça”. Até na dispensa, quando o mês vai chegando ao fim, começamos a utilizar todos os alimentos que foram “rejeitados” e às vezes temos a semana da salsicha.

Eu percebo o quanto isso é importante quando vejo o cantinho da bagunça da minha avó e até dos meus pais. Se a gente não começa a desapegar desde cedo, vamos criando uma resistência, uma apego além do normal (até mesmo com potinhos de manteiga). Acho saudável essa prática porque tira nosso coração de coisas materiais e nos permite abençoar outras pessoas (que podem achar o máximo aquilo que insistimos em esconder no armário). Abre portas também para sermos mais abençoados, prósperos… Conseguimos nos renovar a cada ano, o guarda roupa, o apê… Fica sempre com aquele clima de novidade.

Acho o máximo também a ideia de que algo que lutamos tanto para adquirir pode chegar nas mãos de alguém “sem esforço” algum. Algo semelhante à graça de Deus.

Em nossa Igreja em dezembro teremos o Domingo do Desapego – Vamos ensinar nossos irmãos a viverem essa “lei” em suas vidas, a serem mais parecidos com a Igreja Primitiva. Depois volto aqui para compartilhar como foi.

Anúncios

2 comentários sobre “A Lei do Desapego

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s