Para te ajudar a começar e não parar

Para te ajudar a começar e não parar

Sempre achei a maior cilada de todos os tempos esses pacotes anuais que as academias oferecem com até 50% de desconto. Estudos científicos (mentira) já provaram que não chega a nem 5% o número de pessoas que realmente usufruem por todo esse tempo. A Paula foi tentada, resistiu e só pagou as mensalidades nos primeiros três meses. Hoje em dia ela (aos trancos e barrancos – mas juro que está se acostumando) aderiu à minha rotina de corridas diárias.

 

Essa é minha rotina dos últimos 12 anos (!!!) pelo menos: Caminhadas 5x por semana. No início perdi de cara (nos primeiros meses) 10 quilos. A partir daí meu corpo meio que se acostumou com a rotina e as caminhadas serviram para manutenção do peso. Somente no último ano que incorporei à rotina a corrida. Comecei correndo percursos bem curtos, mas hoje em dia eu diria que 75% dos meus 45 minutos diários de caminhada são na verdade em ritmo de corrida (e isso me ajudou a voltar a perder peso). Nos primeiros anos meu pai (olha só que momento família) foi meu grande parceiro e motivador (ele começou para combater os problemas de saúde). Foi dele que herdei a “mania” de acordar às 6h da matina para as atividades. Depois eu tomei gosto e consegui manter.

Existem algumas coisas bacanas a serem compartilhadas:
  • A minha nutricionista (Lais Ogioni) me ensinou que caminhar pela manhã antes do café da manhã é tipo um plus para perder peso. E se tomar um ou dois comprimidos de cafeína não vai faltar disposição para deixar de caminhar e passar a correr. Esse detalhe da cafeína tem me ajudado muito a aumentar o ritmo e não deixar o corpo acostumar.
  • Eu uso não 1, mas 2 serviços para não deixar a preguiça chegar perto. O primeiro é o app Runkeeper (gratuito para smartphones) que registra toda minha rotina (quantos quilômetros percorri, qual velocidade, quantas calorias perdi…). Vou usar ele inclusive na próxima visita à nutricionista para me ajudar a organizar melhor minhas atividades físicas. O segundo é o Mova Mais, um programa de fidelidade para quem pratica exercícios físicos. Ele está em fase beta e me dá pontos para cada atividade física com no mínimo de 30min que faço. E se eu fizer em dias seguidos, os pontos aumentam e consigo um combo. A partir daí meio que começa uma competição comigo mesmo em acumular pontos e combos – Se eu ficar 3 dias direto sem atividade, meu combo recomeça. Daqui mais um tempo vou poder trocar esses pontos por descontos ou milhas. Super bacana, né?

O mais importante, eu acho, é começar e não parar – Não importa a atividade física. Esse lance de fazer por um mês e querer começar um vlog fitness não existe. E tão importante quanto não parar é ter o acompanhamento de uma nutricionista. Logo mais farei mais um post falando sobre isso.

Até logo então.

5 comentários sobre “Para te ajudar a começar e não parar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s